quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Uma nova vergonha


Nesse final de semana tive um rolê um pouco diferente dos comuns, fui no aniversário de uma grande amiga que faz o mesmo curso que eu, mas não era qualquer aniversário de qualquer amiga, mas sim de uma amiga bissexual que hoje em dia tece um namoro muito bonito com uma outra garota bixete. Ela se descobriu com relação a esse lado da sua sexualidade a pouco mais de um ano, mas dúvidas relacionadas quanto a sua sexualidade não permitiam que ela se aproximasse de outras mulheres efetivamente.

Mas a minha vergonha não era com relação a ir nesse aniversário, foi vendo o tipo de pessoas que foram, desde heteros que olhavam os gays de forma estranha até pessoas que desenvolvem relacionamentos homoafetivos de forma aberta e com normalidade, brincalhões, porém nada afeminados (como eu) e que se sentiam totalmente bem com sua posição naquele contexto que estava inserido. Mas isso não me daria vergonha alguma, mesmo porque não seria a primeira vez que eu iria num ambiente com pessoas do tipo.

O que me trouxe vergonha de verdade foi o fato de um dos rapazes, o Caio ter conversado conosco de forma extremamente bem com relação a temática de vida, sua sexualidade, sua faculdade, sua profissão enfim, mostrando que onde vive seu dia-a-dia e como as pessoas aceitam aparentemente muito bem. Outro rapaz conversando com essa minha amiga que foi aniversariante teve junto aos convidados o namorado desse rapaz, eram duas pessoas excelentes, muito gente boas e com uma boa auto estima.

Minha vergonha com relação a situação toda estava relacionada com o fato de AINDA esconder esse algo da minha sexualidade para algumas pessoas importantes pra mim, sendo ela uma condição que hoje em dia penso eu (ou pensava até antes dessa festa) ter orgulho da minha pessoa como um todo. No entanto, a partir disso pude ver que tenho problemas de auto estima que acabam repercutindo em outras esferas da minha vida e que de certa forma nem interferem diretamente um com a outra.
Estou acima do peso e percebi que estou assim por um questão de auto estima, que está baixa, me conformei com a idéia de ser o "gordinho" da turma e assim ser um dos menos cotados pra ser desejado quando saio numa noitada em galera. Não tenho nada contra pessoas acima do peso, no entanto, vejo que eu não me sinto bem assim, tendo que tomar uma atitude com relação a isso a assumir o físico correspondente ao que minha identidade determina ideal pra mim.

Outro fator diz respeito com relação a exteriorização da minha sexualidade para as pessoas que estimo. Acredito que sair falando que se é gay, hetero, bi, pam ou afins são dados dispensáveis ( a não ser que se tenha interesse de se relacionar com alguma pessoa) mas esconder essa aprte da minha pessoa numa identidade falsa ( a totalmente hetero) faz com que eu tenha hoje em diz vergonha de mim. É uma condição que tenho que mudar o mais breve possível.

Mas ainda assim essas condições são contraditórias (por covardia), já que ontem a noite estava na minha república com o outro rapaz que mora comigo e que nunca ouviu de mim que não sou hetero e acabamos desenvolvendo o assunto sobre sexualidade. Eu questionei sobre o fato de que se eu não fosse hetero como ele se portaria ( ja que ele sempre me zoa por não ficar fixamente com garotas a mais de 1 ano), ele se mostrou favorável ao convívio, mesmo não entendendo esse "desvio de caráter" (como diz ele). Mas eu não disse nada (BURRO BURRO BURRO BURRO) sobre mim. Ainda tenho dificuldade em lidar com essa parte da minha pessoa com algumas amizades, mesmo sabendo que muito provavelmente serei aceito como sou. Sei lá, é uma mistura de razão que se coloca favorável com emoção que ainda tem medo de ter que lidar com uma situação de rejeição (mesmo sabendo que sou forte pra lidar com isso) a uma lado de mim que impede essa mudança de postura.

Enfim, essa festa foi um divisor de águas com relação aos meus pensamentos vinculados a minha postura social para que eu me sinta bem comigo mesmo. Espero que as próximas postagens sejam informando coisas boas da minha vida nesse aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário